Thursday, April 28, 2011

Hey followers, I have a real blog now.

Hi guys, if you wanna follow my new REAL blog...in English, it is here
http://rustytf2.blogspot.com/2011/04/two-week-vacation.html?spref=fb

have fun!

Tuesday, April 12, 2011

Nha Fala

"Nha fala." -Vita

No filme Nha Fala, A personagem principal, Vita, repete várias vezes a frase "nha Fala", que quer dizer "minha voz".  Eu acho que ela repete isso tanto porque ela quer muito usar a sua voz. Ela sabe que fez promessa a sua mãe que não iria cantar. Porém, A Vita não acredita na maldição de sua família- que se uma mulher cantasse, ela morreria. A Vita fica sabendo que tem uma voz bonita e que gosta muito de cantar. Sua voz torna tão preciosa para ela, e por isso repete tantas vezes- "nha fala".

Tuesday, March 29, 2011

Edifício Master

"A gente não pode ficar sozinha. Toda mulher comum tem necessidade de uma companhia" (Edifício Master, Esther)

Esta frase que a Esther falou é muito sincera. Ela está admitindo que ela precisa de outras pessoas. Há muita gente que quer esconder a sua dependência de outras pessoas. Querem parecer completamente auto-suficiente. É bom ser auto-suficiente, mas deve ser humilde também e confessar que precisa de outras pessoas na vida para ser feliz. Amizade e amor nos trazem muito conforto e felicidade.

Saturday, March 19, 2011

Crédito extra- MUTUM Q+A

Na sexta-feira fui assistir ao filme Mutum. Depois do filme fiquei para participar do Q+A com Sandra Kogut, a diretora do filme.  Ela respondeu a muitas perguntas feitas por vários alunos e professores sobre o filme ep como foi feito. Achei muito interessante que ela começou com um groupo tão grande de crianças e depois de um tempo escolheu só alguns para morar juntos por três meses.  Eu não acho que tenha muitos filmes que são criados com tanta dedicação. A Sandra queria que os atores(que não eram atores de verdade) realmente sentia como se fossem uma família. Também gostei do comentário que ela gostava do olhar do rapaz do filme... que ela percebia uma esperança maior no mundo do que ele já experienciou.  O filme foi triste, porém, real e muito interessante. Ao aprender mais sobre como o filme foi criado e com quais tipos de pessoas, o filme ficou ainda mais impressionante.

Monday, March 14, 2011

O fim de "Pagador de Promessas"

"Rosa
(Com rancor.) Não chegue perto!
Padre
Queria encomendar  a alma dele...
Rosa
Encomendar a quem? Ao Demônio?" (Dias Gomes, Pagador de Promessas. p. 171)

Eu não acredito que o Padre tentou aproximar-se ao corpo morto do Zé-do-Burro. Depois que tudo que ele fez... ele tinha muita culpa pelo que aconteceu. Ele reconhece isto também. Por outro lado, a Rosa também tem culpa. Se ela não dormisse com o Bonitão, o Bonitão não teria se apaixonado por ela tanto. Ele teria deixado os dois eventualmente... mas a Rosa cedeu à tentação. Depois da traição, o Bonitão ía fazer de tudo para ter a Rosa como a sua mulher. Foi ele que trouxe a polícia. Poderia até dizer que foi a culpa do Zé mesmo, por ser tão estúpido no meio de policiais que têm armas! Todo mundo leva uma parte da culpa. Enfim, o Zé e Rosa teriam saído de volta para casa felizes se o Padre não fosse tão ridículo. O padre estava obcecado com a sua autoridade... não pensava em nada mais. O resultado indireto do egoísmo do Padre foi a morte do Zé-do-Burro.  O Padre vai sentir a culpa de suas ações por muito tempo.

Tuesday, March 8, 2011

primeiro ato, segundo quadro- O Pagador de Promessas

"Sua convicção religiosa aproxima-se do fanatismo. Talvez, no fundo, isto seja uma prova de falta de convicção e uma autodefesa."(O Pagador de Promessas, p. 56)

Já vi isso várias vezes, mas nunca entendi assim. Eu já conheci pessoas ou assisti a pessoas na televisão ou na internet que parecem fanáticos de sua religião. Mas essas pessoas não têm aquela calma fé e esperança. Parece que elas têm que fingir a sua fé por meio de palavras vazias. Isto me faz muito triste. Acho que estas pessoas desejam, ou pelos menos desejavam, ter uma fé sincera- uma direção na vida. Infelizmente, a maioria destas pessoas acham uma coisa que não verdadeiramente satisfaz a alma. Acham uma coisa falsa e insincera. Começam a aprender a agir como os outros desta nova fé agem, até acreditar... só é que nunca acharam uma fé real que traz esperanca e fé verdadeira. É por isso que muitos fingem ter fé e parecem fanáticos... é uma ferramenta do diabo que ele usa para desviar homens da felicidade real que só é achada na verdade.

Friday, March 4, 2011

Nota do autor -Pagador de Promessas

"Para adaptar-se a essa engrenagem, o indivíduo concede levianamente, ou abdica por completo de si mesmo."(Pagador de Promessas, 15)


A engrenagem de que Dias Gomes fala é o sistema capitalista. Ou você pode aceitar o sistema horrível, ou você pode lutar! Porém a luta é difícil e sacrifícios têm que ser feitos... você tem que abdicar por completo de si mesmo, ou em outras palavras- importar-se mais com o problema e como corrigi-lo do que a sua própria vida. Estou muito animado para ler este livro e saber o que o homem fez que não quis conceder. Espero uma éstoria cheia de coragem e decisões difíceis.

Tuesday, February 22, 2011

O Morcego

"A Consciência Humana é este morcego!"

Neste soneto nós vemos como um morcego consegue pertubar gente de noite. Esta comparação com a consciência humana é muito interessante. Já houve uma coisa em sua vida que fez com que perdesse sono? Com certeza foi por causa de uma consciência pesada. Que nem o morcego, os pecados e más obras tiram a paz da vida e nos deixam com medo. Para sentirmos paz novamente na vida, temos que restituir a maldades que fizemos.

Cilada Verbal

"Há vários modos de matar um homem: com o tiro, a fome, a espada ou com a palavra -envenenada."
Esta poesia é forte porque fala de três meios de matar um homem fisicamente e no fim fala de um modo diferente. Este modo fala de como matar uma outra parte de homem... talvez a coragem, a confiança, ou a amizade. Com nossas palavras podemos machucar uma pessoa de forma mais profunda. Temos que cuidar com as coisas que falamos, pois, o diabo está sempre aí nos tentando para usar a palavra envenenada para destruir a vida de outra pessoa, e nós mesmos.

Adriana Lisboa- crédito extra

Na sexta feira ao meio dia fui assistir uma apresentação de Adriana Lisboa. Ela falou da influência brasileira e americana na literatura dela. Ela expressou seu desgosto de ser posta na categoria de "autor brasileiro" que tem que escrever sobre o Brasil e também de ser posta na categoria de autor feminino. Ela disse que ela não quer ter limitações em sua escrita por causa de ser brasileira ou mulher. Ela gosta de escolher do que vai escrever. Perguntei-a quanto tempo ela dedica a cada dia para escrever literatura. Ela me respondeu que ela não gosta de ficar mais que umas 3 horas e que ela nao tem muita estrutura. Ela escreve quando tem tempo. Ela passa muitos dias sem escrever e às vezes ela escreve o dia todo... mas prefere não gastar mais de algumas horas no dia. Foi muito interessante para eu aprender mais da vida e inspiração desta autora.

Thursday, February 3, 2011

O humor da crônica "Grande Edgar"

"Não me diga. Voce é o... o..."Não me diga", no caso, quer dizer "Me diga, me diga". (Luis Fernando Verissimo, Grande Edgar p. 267)

Eu achei esta crônica excelente! Me fez rir onde não era para rir, numa área de estudo. Achei esta crônica tão legal porque tantas vezes eu ja estive na mesma situação! Escolhei citar esta frase porque esta é a frase que eu geralmente uso. Eu não gosto de ser bem grosso, nem deshonesto... então esta é a melhor opção! Assim a pessoa pode ver que você precisa de ajuda em lembrar do nome dela e ao mesmo tempo ela sabe que você pelo menos lembra dela. Dá certo toda vez!

Tuesday, February 1, 2011

O vento que vinha trazendo a lua

"E pensei em uma pessoa; e sonhei que poderíamos estar os dois juntos, vendo a ascensão da lua; deslembrados, inocentes, puros, na doçura da noitinha como dois bichos mansos vagamente surpreendidos e encantados perante o mistério e a beleza eterna da lua"(O vento que vinha trazendo a lua, p. 192)

Este é o desejo de cada ser humano. Todo nós queremos ser amados. Queremos ter alguém. Coitado do Rubem Braga... notou que ele apenas sonhou isso? Ele não estava lá com essa pessoa... só estava sonhando e desejando uma experiência que ele não tem. Acho que todos nós podemos simpatizar com Rubem, pois todos nós já estivemos nesta situação- assistindo a ascensão da lua, sozinho, mas sonhando que estivesse com alguém especial.

Sunday, January 23, 2011

Antes do Baile Verde

"Nem que fosse para ficar com meu pai eu ficava, ouviu isso, Tatisa?"(Antes do Baile Verde, p.75)
Eu achei essa frase muito forte. A Lu queria que a Tatisa entendesse que era muito importante para a Lu sair. Eu acho que quando a Tatisa ouviu isso, ficou mais fácil para ela sair tambem. A Tatisa pensou- a Lu nao ficaria com seu pai, por que eu vou ficar com meu? Ficou mais fácil para a Tatisa se justificar em sair e deixar o pai sozinho. É claro que para estas mulheres, a noite de festas era mais importante do que a família. Sem sabermos nada mais do pai de Tatisa, a Tatisa parece muito dura. Porem, é difícil julgá-la quando nem sabemos a situação por completo. Uma coisa podemos dizer- Naquela noite, a festa foi mais importante que seu pai.

FADOS-crédito extra!

No sábado às 12h30, fui assistir FADOS com uma amiga. Ela vai para a missao no Brasil em Março, então pensei que seria legal levá-la ao cinema para assistir um filme em português. O filme foi bem diferente do que eu imaginava. Não tinha muitas palavras... só danças e músicas bem estranhas. Embora eu não goste muito desse estilo de música, foi interessante aprender sobre as orígens dos fados. Gostei do violão pequeno... não sei como se chama, mas faz um som gostoso. Tomara que a moça que levei ainda queira servir missão e aprender o português!

Sunday, January 9, 2011

Teoria do Medalhão-Machado de Assis

"Vinte e um anos, meu rapaz, formam apenas a primeira sílaba do nosso destino."(Teoria do Medalhão, Machado de Assis, 1)

Ouvi um ditado que dá muito bem com esta frase acima. É que entre os anos vinte e trinta, nós passamos por um período chamado o século de decisão. É verdade que nos primeiros 21 anos da vida, aprendemos e crescemos muito. Entretanto, acredito que depois da idade de 21 anos, tomamos decisões que formam o resto de nossa vida.  Nesse século de decisão, o homem decide o que vai estudar, qual vai ser a sua profissão, onde ele quer morar, com quem ele vai casar, qual tipo de família ele vai criar, etc. Eu tenho 21 anos, que nem o rapaz do conto. O tempo para começar a tomar estas decisões já chegou e que nem este rapaz, eu tenho um pai que me aconselha a respeito destas decisões tão importantes. Além disso, tenho líderes como um profeta e o bispo que podem me ajudar com suas palavras inspiradas.

Wednesday, January 5, 2011

05 Janeiro 2011

“Convivência trouxe intimidade.” (Machado de Assis, A Cartomante, 2)

É  interessante como nesta história a intimidade que houve por causa da convivência acabou tendo resultados tão drásticas.  Escolhei esta citação porque é tão verdadeira.  Quando um pai quer que sua filha pare de gastar seu tempo com um rapaz problemático, é porque ele sabe que quanto mais tempo ela gastar com o rapaz, ela vai gostar mais e mais dele. Já vi na minha própria vida que quando gasto mais tempo com uma certa pessoa, eu acabo gostando mais dela e ficando mais perto dela. É raro que tenha exceção! Convivência deveras traz intimidade.