Tuesday, February 22, 2011

O Morcego

"A Consciência Humana é este morcego!"

Neste soneto nós vemos como um morcego consegue pertubar gente de noite. Esta comparação com a consciência humana é muito interessante. Já houve uma coisa em sua vida que fez com que perdesse sono? Com certeza foi por causa de uma consciência pesada. Que nem o morcego, os pecados e más obras tiram a paz da vida e nos deixam com medo. Para sentirmos paz novamente na vida, temos que restituir a maldades que fizemos.

Cilada Verbal

"Há vários modos de matar um homem: com o tiro, a fome, a espada ou com a palavra -envenenada."
Esta poesia é forte porque fala de três meios de matar um homem fisicamente e no fim fala de um modo diferente. Este modo fala de como matar uma outra parte de homem... talvez a coragem, a confiança, ou a amizade. Com nossas palavras podemos machucar uma pessoa de forma mais profunda. Temos que cuidar com as coisas que falamos, pois, o diabo está sempre aí nos tentando para usar a palavra envenenada para destruir a vida de outra pessoa, e nós mesmos.

Adriana Lisboa- crédito extra

Na sexta feira ao meio dia fui assistir uma apresentação de Adriana Lisboa. Ela falou da influência brasileira e americana na literatura dela. Ela expressou seu desgosto de ser posta na categoria de "autor brasileiro" que tem que escrever sobre o Brasil e também de ser posta na categoria de autor feminino. Ela disse que ela não quer ter limitações em sua escrita por causa de ser brasileira ou mulher. Ela gosta de escolher do que vai escrever. Perguntei-a quanto tempo ela dedica a cada dia para escrever literatura. Ela me respondeu que ela não gosta de ficar mais que umas 3 horas e que ela nao tem muita estrutura. Ela escreve quando tem tempo. Ela passa muitos dias sem escrever e às vezes ela escreve o dia todo... mas prefere não gastar mais de algumas horas no dia. Foi muito interessante para eu aprender mais da vida e inspiração desta autora.

Thursday, February 3, 2011

O humor da crônica "Grande Edgar"

"Não me diga. Voce é o... o..."Não me diga", no caso, quer dizer "Me diga, me diga". (Luis Fernando Verissimo, Grande Edgar p. 267)

Eu achei esta crônica excelente! Me fez rir onde não era para rir, numa área de estudo. Achei esta crônica tão legal porque tantas vezes eu ja estive na mesma situação! Escolhei citar esta frase porque esta é a frase que eu geralmente uso. Eu não gosto de ser bem grosso, nem deshonesto... então esta é a melhor opção! Assim a pessoa pode ver que você precisa de ajuda em lembrar do nome dela e ao mesmo tempo ela sabe que você pelo menos lembra dela. Dá certo toda vez!

Tuesday, February 1, 2011

O vento que vinha trazendo a lua

"E pensei em uma pessoa; e sonhei que poderíamos estar os dois juntos, vendo a ascensão da lua; deslembrados, inocentes, puros, na doçura da noitinha como dois bichos mansos vagamente surpreendidos e encantados perante o mistério e a beleza eterna da lua"(O vento que vinha trazendo a lua, p. 192)

Este é o desejo de cada ser humano. Todo nós queremos ser amados. Queremos ter alguém. Coitado do Rubem Braga... notou que ele apenas sonhou isso? Ele não estava lá com essa pessoa... só estava sonhando e desejando uma experiência que ele não tem. Acho que todos nós podemos simpatizar com Rubem, pois todos nós já estivemos nesta situação- assistindo a ascensão da lua, sozinho, mas sonhando que estivesse com alguém especial.

Sunday, January 23, 2011

Antes do Baile Verde

"Nem que fosse para ficar com meu pai eu ficava, ouviu isso, Tatisa?"(Antes do Baile Verde, p.75)
Eu achei essa frase muito forte. A Lu queria que a Tatisa entendesse que era muito importante para a Lu sair. Eu acho que quando a Tatisa ouviu isso, ficou mais fácil para ela sair tambem. A Tatisa pensou- a Lu nao ficaria com seu pai, por que eu vou ficar com meu? Ficou mais fácil para a Tatisa se justificar em sair e deixar o pai sozinho. É claro que para estas mulheres, a noite de festas era mais importante do que a família. Sem sabermos nada mais do pai de Tatisa, a Tatisa parece muito dura. Porem, é difícil julgá-la quando nem sabemos a situação por completo. Uma coisa podemos dizer- Naquela noite, a festa foi mais importante que seu pai.

FADOS-crédito extra!

No sábado às 12h30, fui assistir FADOS com uma amiga. Ela vai para a missao no Brasil em Março, então pensei que seria legal levá-la ao cinema para assistir um filme em português. O filme foi bem diferente do que eu imaginava. Não tinha muitas palavras... só danças e músicas bem estranhas. Embora eu não goste muito desse estilo de música, foi interessante aprender sobre as orígens dos fados. Gostei do violão pequeno... não sei como se chama, mas faz um som gostoso. Tomara que a moça que levei ainda queira servir missão e aprender o português!